-
Arquitetos: Daluz Gonzalez Architekten
- Área: 280 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Alexandra Kreja
Descrição enviada pela equipe de projeto. Perto da Basileia, numa zona de casas unifamiliares, propomos a realização deste projeto com duas condições principais: tempo de execução curto e um orçamento apertado. O edifício é inserido em um terreno já ocupado, pertencente aos pais do cliente.
As dimensões reduzidas do local, com orientação Norte-Sul e o desejo de compartilhar parte do jardim, tornaram necessário entender como funciona a casa principal. Esta grande casa semicircular, foi feita nos anos 80 pelo arquiteto Max Schnetz. A rotundidade espacial e a proximidade do futuro edifício estabeleceram uma linguagem formal para projetar a nova casa. Procuramos uma forma curva dentro da variável econômica mais conhecida da região, que é, por definição, “a caixa suíça”.
O final é o resultado de duas ideias: a curva e a “caixa suíça”. Deformações mínimas das paredes externas, acentuam os cantos, dando uma expressividade inesperada que caracteriza e identifica o edifício. A casa forma um elo com a construção tradicional suíça, enfatizando essa dualidade entre modernidade formal e tradição construtiva.